Pulgas e Carrapatos? Aqui não! « Ultradog
 

Ultradog

O blog dos apaixonados por cães!

Pulgas e Carrapatos? Aqui não!

Pulgas e Carrapatos? Aqui não!

Coceira aqui, coceira ali, mais coceira aqui e muito mais coceira ali…

Quantos peludos não sofrem com as pulgas e os carrapatos, hein?!

As temperaturas elevadas e a alta umidade nessa época do ano, ainda mais intensas no verão, são o que as pulgas e carrapatos mais desejam para poderem se proliferar e sair azucrinando muitas vidas por aí. rs

Pulgas e carrapatos se alimentam de sangue, e podem transmitir doenças não só aos animais, mas também, a nós, seres humanos, portanto, atenção mais que dobrada!

É  importante tomar alguns cuidados para evitar a proliferação desses parasitas, e prevenir doenças como a dermatite alérgica e a febre maculosa, transmitidas por esses pequenos seres.

Como ainda não há vacinas para as doenças que esses parasitas transmitem, o que temos que fazer é combater a infestação de pulgas e carrapatos, para garantirmos saúde em nossos lares.

Tente, ao menos, uma vez por semana dar uma boa olhada em todo o corpo do animal, verificando se não há nenhum bichinho ali sugando o sangue do seu cãopanheiro. Experimente ser ainda mais cauteloso com determinadas regiões do corpo do animal, tais como: as patas, a cauda e as orelhas.

Se o seu cão é um daqueles que tem o pêlo longo, tenha cuidados em dobro, pois sendo os pêlos mais cumpridos e em maior quantidade, fica ainda mais difícil  localizar os parasitas, portanto, faça mais inspeções durante a semana, uma só não será suficiente. Após o banho, com os pêlos ainda úmidos, fica mais fácil para encontrar os ‘intrusos’, caso estejam se alojando no seu peludo.

Manter toda a casa limpa, principalmente onde o cão dorme, é super importante para a evitar o surgimento de pulgas e carrapatos e também ajuda a combatê-los. Além da limpeza, dedetizar os espaços da casa também é aconselhável.

Se você é do tipo que coloca ração uma vez por dia para o seu peludo e toda a sobra fica ali na vasilha, exposta sem nenhuma proteção, tenha cuidado! As sobras de alimentos atraem pássaros e pombas, os quais servem como um “meio de transporte” para as pulgas e carrapatos chegarem ao seu lar.

Hoje em dia existem diversos produtos no mercado, como spray, coleira, etc, os quais têm a finalidade de combater os parasitas. Não citamos nenhum aqui pois o correto é  ser indicado pelo médico veterinário responsável pelo seu cão.

Caso seu cão já esteja sofrendo com as pulgas e os carrapatos, procure rapidamente um veterinário, pois como já dissemos nesse post, esses parasitas oferecem diversos riscos à saúde animal e humana.

*Cuidar de nossos animais é mais que um  gesto de amor, é RESPEITAR A VIDA!

Até a próxima.

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. Both comments and pings are currently closed.

Fechado para comentários.